@ INESC Porto

I Am Science

– Design and Science Residency Programme, January to April 2010;  Exhibition I AM SCIENCE.

Local coordinators: Heitor Alvelos and Artur Pimenta Alves.

Design residency for students of the MSc in Image Design of the School of Fine Arts of the U.Porto (FBAUP) at INESC Porto. During this residency, students have produced a repertoire of documenting images, visual systems and communication devices inspired by INESC Porto – spaces, people, habits, practices, routines, technology, and other contents. The resulting exhibition opens April 16 at 4pm, and can be visited until April 30.

O INESC Porto LA (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto – Laboratório Associado) e a Direcção do Mestrado de Design da Imagem da Universidade do Porto (FBAUP) convidam-np/a para a inauguração da exposição “I Am Science”, integrada no âmbito do projecto Nomadic.0910 – Encontros entre Arte e Ciência da Universidade do Porto, no INESC Porto, às 16 horas do dia 16 de Abril, sexta-feira. A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Abril de 2010, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15 às 17h00.

Dar a conhecer a ciência a partir do design o desafio proposto pelo INESC Porto a estudantes do Mestrado em Design da Imagem da FBAUP, que culmina com a realização da exposição “I Am Sience”. Os trabalhos em exposição surgem como resultado de uma residência, realizada no âmbito do projecto Nomadic.0910 – Encontros entre Arte e Ciência da Universidade do Porto, que ocorreu no INESC Porto, desde Janeiro de 2010. Durante a residência, os alunos foram convidados a produzir sistemas de visualização de conteúdos científicos, a intervir nos espaços do laboratório de investigação e a constituir reportórios de imagens documentais que revelam aspectos do seu quotidiano e potenciam a comunicação das suas realidades com o exterior. Durante cerca de três meses foi produzido um reportório de imagens, dispositivos e representações no INESC Porto, registando espaços, pessoas, hábitos, práticas, rotinas, tecnologia, entre outros conteúdos, em exposição a partir de sexta-feira.

Para os docentes do Mestrado em Design de Imagem da FBAUP, nestes trabalhos não se coloca apenas em questão “a expressão de conceitos ou descobertas científicas em linguagens mais ou menos alternativas, nem tão pouco apenas a comunicação de uma realidade existente”. Os processos de descoberta são também “processos de representação, e o uso de linguagens diferenciadas altera a configuração da própria pesquisa, permitindo perscrutar outras relações, padrões e entendimentos”. Escrever um texto, construir um modelo, organizar um conceito em termos espaciais são, segundo os docentes, “acções que correspondem a diferentes reavaliações dos dados: cada uma delas pode iniciar novas direcções, novas intersecções”.

A iniciativa integra o programa das Comemorações dos 25 anos do INESC no Porto em 2010 e “recusa concluir-se”, pretendendo continuar a “escolher o caminho de levantar hipóteses e provocações, enriquecendo os universos em causa através da expansão dos seus processos de análise e representação”, garantem os professores do Mestrado em Design da Imagem.                                                                                               .

Contamos convosco!


a glimpse of the work exhibited:

Advertisements