@ FADEUP

Artistas do Jogo

a arte como lugar de passagem entre desporto e ciência.

– 19 de Fevereiro a 26 de Março.

Coordenador Local: Teresa Lacerda.

 

Inauguração: 19 Fev, 15h30.

A ideia de nomadismo, que orienta os Encontros entre Arte e Ciência da UP, não é de todo estranha ao desporto. O corpo desportivo é um corpo nómada, que se desdobra na itinerância que faz pelos desportos, manifestando-se como um corpo multiforme. A plêiade de lugares onde se cumpre enquanto corpo em movimento, constitui um desafio permanente às ciências do desporto na busca para o tornarem mais rápido, mais alto, mais forte. A investigação em desporto problematiza, escrutina e teoriza o corpo, nos seus diferentes cenários de actuação, impelindo-o para a performance de excelência, que se expressa nos territórios mais diversos, do alto rendimento desportivo à manutenção da saúde.

As modalidades desportivas, perspectivadas como áreas de disseminação do corpo desportivo, convocam as ciências do desporto para que nele desenhem os avanços científicos que lhe permitem colocar-se permanentemente na grande área, posição privilegiada para o saciar da inesgotável necessidade de conquista do espaço e do tempo. O ambiente estético que daqui decorre, comunica e desperta emoções, apelando à afectividade.

As formas, as linhas, as cores, a volumetria, a textura do corpo que pelo movimento assume as técnicas desportivas, denunciam qualidades estéticas testemunhadas pela avaliação antroposcópica de qualquer observador a elas sensível, convidando ao julgamento estético. Remetem também para a plasticidade anatómica, neuro-fisiológica ou biomecânica que o olhar microscópico do investigador anseia por desvendar.

A exposição fotográfica Artistas do Jogo propõe uma abordagem densa ao corpo desportivo, o mesmo é dizer ao desportista, ou ao homem, procurando mostrá-lo na dupla condição de objecto estético e objecto da ciência, o que reafirma o conceito orientador dos Encontros de que arte e ciência se constituem como formas complementares de conhecimento do mundo, de conhecimento, portanto, do mundo do desporto.

Teresa Lacerda

 —   

Concepção do projecto: Teresa Lacerda

Fotografia: Armando Vilas Boas e Teresa Lacerda

Modelos: Eduarda Sá, Luís Miguel Dias, Mariana Carvalho, Sandra Ferreira, Sónia Pinheiro